Páginas

10 Livros Infanto-Juvenil

Para comemorar o dia das crianças, resolvi indicar para vocês 10 livros infanto-juvenil que inspiram crianças e adultos e que muitas vezes são os responsáveis por trazer os pequenos para o mundo da leitura, vamos conferir?  











"Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar." - Monteiro Lobato 















* Percy Jackson e os Olimpianos
Para ilustrar a série, escolhi o primeiro livro, mas é claro que recomendo todos eles por serem livros que estimulam o interesse pela leitura em crianças/pré-adolescentes.
Sinopse: Percy Jackson tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

* A Chave Para Rondo
Esse livro pertence a uma trilogia, e é claro que também recomendo todos eles. Li a trilogia Rondo na minha pré-adolescência e posso afirmar que foram eles os responsáveis por me trazer para o mundo da leitura.
Sinopse: “Importante! Gire a chave apenas três vezes. Nunca gire a chave enquanto a música estiver tocando. Nunca segure a caixa enquanto a música estiver tocando. Nunca feche a tampa antes de a música acabar”. Ao se tornar dono da caixa de música que estava em poder de sua família havia várias gerações, o garoto Leo Zifkak não tem a menor intenção de quebrar nenhuma dessas regras.O mesmo não se pode dizer de sua prima Mimi, que desobedece a uma delas e traz de volta uma magia há muito adormecida. Está aberto o portal para Rondo, o mundo mágico contido na caixa de música!
Quando a traiçoeira Rainha Azul sai de dentro da caixa e sequestra o cãozinho de Mimi, os primos partem em uma perigosa e inesquecível jornada para resgatá-lo. Enquanto percorrem as desconhecidas paisagens de Rondo, os dois descobrem que têm tarefas ainda mais difíceis pela frente. E que há uma forte ligação entre eles e aquele estranho lugar...
Mas como sobreviver em uma terra onde feiticeiras, dragões, animais falantes e outros seres fantásticos são lugar-comum e não tão inofensivos quanto parecem?

* O Chamado do Monstro

Esse livro é simplesmente fantástico, e o recomendo por ter como personagem principal um menino que transborda inocência e sentimentos puros.
A obra já foi resenhada no blog, para conferir clique AQUI

* O Oceano no Fim do Caminho
Neil Gaiman surpreende os leitores com essa obra de fantasia perfeita para quem está começando a se interessar por livros. Uma narrativa fantástica e com personagens cativantes, recomendo.
Sinopse: Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos.
Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.


* O Livro das Coisas Perdidas

Sinopse: Após a morte da mãe, David, de 12 anos, passa a maior parte do tempo em seu quarto tendo com os livros como companhia. Quando eles começam a sussurrar para o menino, realidade e imaginação se misturam até que, ao brincar no jardim, entra em um reino encantado, onde encontrará heróis, monstros e um rei fracassado que guarda seus segredos em um livro misterioso. John Connolly, em O Livro das Coisas Perdidas, desconstruirá fábulas conhecidas, como A Branca de Neve e os Sete Anões e João e Maria, por meio de muita imaginação e mistério. Um livro para todas as idades que virou mania quando lançado na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos.

* Escola do Bem e do Mal
Esse livro também pertence a uma trilogia, mas infelizmente só li o primeiro, mas acredito que todos devem ser ótimos.
Sinopse: No povoado de Gavaldon, a cada quatro anos, dois adolescentes somem misteriosamente há mais de dois séculos. Os pais trancam e protegem seus filhos, apavorados com o possível sequestro, que acontece segundo uma antiga lenda: os jovens desaparecidos são levados para a Escola do Bem e do Mal, onde estudam para se tornar os heróis e os vilões das histórias.
Sophie torce para ser uma das escolhidas e admitida na Escola do Bem. Com seu vestido cor-de-rosa e sapatos de cristal, ela sonha em se tornar uma princesa. Sua melhor amiga, Agatha, porém, não se conforma como uma cidade inteira pode acreditar em tanta baboseira. Ela é o oposto da amiga, que, mesmo assim, é a única que a entende. O destino, no entanto, prega uma peça nas duas, que iniciam uma aventura que dará pistas sobre quem elas realmente são.

* Ladrão de Olhos
Quem nos acompanha sabe que já falei desse livro inúmeras vezes, e por isso, não poderia deixar de recomendá-lo.
Já o resenhei lá no instagram, quem quiser conferir pode clicar AQUI

* Alice
É claro que não poderia deixar de recomendar um clássico, né? Alice é um livro inspirador com personagens cativantes, quem aí também ama?
Sinopse: Obras-primas de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho há mais de um século encantam crianças e adultos. Instigante, divertida, inusitada, profunda, a saga de Alice é inesgotavelmente interpretada, parodiada, filmada, citada... e, é claro, lida.

* Coraline e o Mundo Secreto
Me apaixonei pelo filme e pelo livro, Coraline é um dos meus queridinhos da estante, muito amor envolvido.
Sinopse: Em uma tarde chuvosa, Coraline consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.

* Diário de uma Garota Nada Popular
Sinopse: Acostumada com a nova escola e tendo duas melhores amigas por perto, a vida está melhorando para Nikki Maxwell, principalmente depois que Brandon, sua paixão secreta, a convidou para ser sua parceira de laboratório. No entanto, quando ouve a menina má do colégio, MacKenzie, dizer que será o par de Brandon na festa de Halloween, Nikki fica decepcionada e aceita passar a data ajudando na festinha de sua irmã mais nova, Brianna. Após descobrir que MacKenzie estava mentindo e que seu sonho de ir à festa com Brandon pode se tornar realidade, Nikki percebe que terá de se revezar entre os dois eventos, sem atrapalhar sua relação com quaisquer partes.

Um comentário:

  1. Que fofo esse post do dia das crianças. =)
    O único que li foi O Oceano no Fim do Caminho e Coraline eu assisti o filme! Tenho vontade de ler Alice e Percy Jackson.

    Beijosssss,
    Jocasta - www.curtaleitura.com.br

    ResponderExcluir